Curso de atualização e reinserção social de usuários de crack e outras drogas
CURSO DE ATUALIZAÇÃO E REINSERÇÃO SOCIAL DE USUÁRIOS DE CRACK E OUTRAS DROGAS PARA PROFISSIONAIS DAS REDES SUS E SUAS
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
Material complementar
Humanização na Saúde e Cidadania:
O caminho para o SUS
Maria Beatriz Kunkel
Conselheira, compõe a Mesa Diretora do Conselho Estadual de Saúde/RS; Coordenadora do conselho Regional de Saúde da 6ª Região de Saúde do RS.
Esse texto foi composto a partir da transcrição de algumas palestras que a autora fez sobre o SUS e de algumas entrevistas que foram utilizadas na Tese de Doutorado de Alcindo Antônio Ferla, que ajudou na organização deste texto e a quem agradeço pela ajuda.
O ATENDIMENTO HUMANIZADO NO COTIDIANO DOS SERVIÇOS
Dizem que quando os professores sentam-se para refletir sobre suas funções e seu papel, os alunos levantam-se para aplaudir. Quando os gestores, os prestadores e os profissionais de saúde sentam-se para discutir suas funções, planejar e qualificar o atendimento prestado à população, nós, os usuários, aplaudimos.
Eu sou membro do Conselho Estadual de Saúde (CES/RS), onde participo da Mesa Diretora como representante da região de Passo Fundo, e do Conselho Regional de Saúde dessa Região (6ª), no qual represento os agentes voluntários de saúde, os agricultores familiares e as trabalhadoras rurais. É com esses atores e com a realidade que vivem que eu, que sou filha de agricultores e gaúcha, com muito orgulho, aprendo, e é envolvida com essa realidade que eu compartilho meus conhecimentos. É com essa realidade que eu penso e que nós, usuários, falamos sobre humanização do atendimento de saúde e defendemos a qualidade dos serviços prestados com ações eficientes no Sistema Único de Saúde