Resenha do Documentário - O átomo
*******************
O documentário “ATOM – Clash of Titans” apresentado em sala de aula apresenta de forma muito interessante, toda a história do átomo dividida em três partes. Por mais que eu tenha estudado os conceitos nele apresentado, o documentário explica cada passagem da história, cada descoberta, cada nome e cada lugar do mundo onde ela se passa. Sem falar de histórias interessantes que despertam o interesse por essa história que nos fazem entender a vida e nos transporta através de algumas ideias, como diz o professor e apresentador do documentário Jim Al-Khalili.
Em todo o documentário, podemos ver uma história cheia de disputas e conflitos, onde cientistas levados pela glória e pela sede de conhecimento traçavam verdadeiras batalhas.
Logo no começo, o professor explica a importância de se conhecer o átomo a partir do século XIX. O estudo do átomo surgiu na necessidade de aumentar a eficiência dos sistemas a vapor, porém, não sabiam que estavam prestes a descobrir o segredo da vida e desencadear todo esse avanço.
A primeira parte do documentário mostra a dificuldade que os primeiros defensores do átomo enfrentaram perante a sociedade. Como um dos primeiros gênio Boltzman, que foi condenado como materialista anti-religioso.
Tudo ficou mais fácil depois que Albert Einstein mostra sem margem de erros a existência do átomo. E o mais interessante, é que o documentário mostra com clareza quando reproduzem a forma como esse grande gênio, que com 26 anos, conseguiu provar que a resposta sempre esteve lá.
Ao mostrar as universidades onde os cientistas trabalhavam, como eles eram e suas ambições, o documentário nos ajuda a compreender a história do átomo por completo. Como a história dos revolucionários Rutherford e Bohr que com suas mentes brilhantes batalhavam movidos pela sede de conhecimento e glória. Mesmo depois de algum tempo estudando o experimento de Rutherford, não consegui entende-lo por completo. Isto só foi