Resenha do texto: Psicoterapias Abordagens Atuais
“Como o avanço moderno nas neurociências não permite que se faça demarcações claras entre processos “psicológicos” e “biológicos”, o TEPT deve ser encarado como resultado de inter-relações complexas entre processos psicológicos, biológicos e sociais que variam de acordo com o nível de amadurecimento, com a idade e com o período de tempo a que a pessoa foi exposta ao trauma.”
Em relação aos critérios diagnosticados do TEPT, inicialmente se basearam nos estudos de Abram Kardiner em relação à “neuroses traumáticas”, e foi o primeiro a relacionar o impacto que o trauma tinha em cima de eventos posteriores na vida do individuo, denominou este processo de “fisioneurose” este estudo foi feito com veteranos da I Guerra Mundial. Outro estudo feito com sobreviventes do holocausto e levou a um outro conceito, o de “síndrome do campo de concentração” que além dos sintomas anteriores, acarretavam também em mudanças de personalidade definidas no CID-10. Além de eventos traumáticos ligados a situações de guerra outros agentes estressores graves foram considerados.
“Como o distúrbio mais comumente observado após as experiências traumáticas é o TEPT, seus critérios de definição passaram a ser ampliados para incluir vitimas de outros tipos de estresses causados por situações igualmente catastróficas e ameaçadoras, como desastres naturais ou violência urbana.”
Posteriormente foram adicionados outros estressores que envolvem morte, dano ou ameaça a integridade corporal do próprio individuo ou de outra pessoa. Os grupos mais