Resenha do texto Essays on disclosure Robert E
Disciplina: Teoria da Contabilidade e Controle - RCC 4112
Professor Dr. Amaury José Rezende
Data: 02/06/2015
Resenha do texto: Essays on disclosure (Robert E.Verrecchia)
A respeito da Teoria da Divulgação, destaca-se o trabalho de Verrecchia (2001), que foi proposto na disciplina de Teoria da Contabilidade e Controle. O autor em seu artigo apresenta uma abordagem analítica descrevendo os modelos matemáticos desenvolvidos pela teoria para explicar e prever fenômenos relacionados ao disclosure.
O autor procura classificar os trabalhos existentes sobre o assunto em três categorias:
a) Pesquisa focada na associação (association-based disclosure), preocupada com os efeitos do disclosure nos preços e volume de negociação. Nestes modelos, disclosure é uma variável exógena e são verificados seus efeitos ex post;
b) Pesquisa focada na discricionariedade do disclosure (discretionary-based disclosure), que examina os incentivos que afetam gestores e/ou as empresas ao exercer sua discricionariedade a respeito da divulgação de informações por eles já conhecidas. Nestes modelos, disclosure é uma variável endógena e ex post. Nestes modelos, disclosure é uma variável endógena e ex post;
c) Pesquisa focada na eficiência do disclosure (efficiency-based disclosure), que discute quais configurações de divulgação são preferidas, na ausência de conhecimento prévio sobre a informação, ou seja, aquelas que são incondicionalmente preferidas. Nestes modelos, disclosure é uma variável endógena e ex ante.
Sendo que, a primeira categoria abrange as pesquisas que têm por objetivo investigar a relação entre a divulgação e o comportamento dos investidores, verificando o impacto da informação nos preços dos ativos e no volume de negociação. Nessa linha de pesquisa o processo de divulgação é exógeno e assume-se que a divulgação já acorreu.
A segunda, por sua vez, inclui pesquisas que procuram examinar quais os incentivos