Debora Trabalho 2
Integrantes do Grupo
1-Thiago
2-Telnilha
3-Milvia
4-Tamires
5-Maik
6-Débora
7-Gildeia
Injeção de Termofixo
Os materiais termofixos são moldados por compressão , porem esse método de apresentam vários problemas, que interfere no rendimento e n a qualidade dos produtos,exemplo: cura a pressão prolongada, distribuição não uniforme do calor e pressão, o que provoca deficiências e reduz a vida útil dos produtos.
O processo de termofixo se adapta à fabricação de peças complexas, que são :cabo de panela , bocais de lampadas ,e telefones antigos. Que são exemplos de peças complexa .
podemos efetuar com Resinas em Pó, Poliéster(Premix), Grafoil e outras resinas fenólicas existentes.
Processo
Simplificando o processo
O processo vertical de Compressão de Termofixos se inicia com a colocação de grânulos em pó,ou pastilhas pré prensadas da resina dentro da cavidade do molde que após fechado pela prensa hidráulica e sob aquecimento e pressão liquidifica-se, através de uma reação química, formando o produto final e efetuada sua extração após o tempo necessário completando o ciclo.
As maiores características do Baquelite são sua rigidez, resistência a temperatura e a isolação elétrica.
Não é totalmente reciclável
As peças de Baquelite são produzidas através de um pó de baquelite
,Ponto de fusão elevado (temperatura de trabalho entre -40ºC até. 100ºC)
BAQUELITE
Material denso e caracteristica visual preta, porem pode-se encontrar peca em baquelite colorido.
O Baquelite pode ser utilizado em buchas para parafusos e pequenas pecas, e quimicamente estavel, resistente ao calor, infusivel, forte, podendo ser laminado e moldado na fase inicial de manufatura, de baixo custo. Por ser um termofixo, apos ser conformado nao pode ser remodelado, como nos termoplastico (PEAD e Poliacetal). Para a fabricacao de pecas em Baquelite deve-se confeccionar moldes especificos para cada uma das formas desejadas. As pecas de Baquelite sao produzidas atraves de um po de