Débora
Débora, mulher de Lapidote, foi uma mulher que amava a Deus, obedecia à Sua Palavra e seguia as orientações do Senhor em sua vida.
Quando Deus nos apresenta Débora, Ele se refere a ela como "mulher de Lapidote". Ela, com certeza, era uma esposa fiel, dedicada e prestativa o que a tornava "mais valiosa que finas jóias" (Prov 31:10). Ela tinha um marido com quem compartilhava a sua vida. Débora também era uma profetisa cheia do Espírito de Deus, e juíza, que naquela época usada por Deus para julgar o povo de Israel. Seu nome em hebraico, é “Devorá” e designa uma pessoa que possui uma força de vontade excepcional.
Chamada Para Ser Juíza
Débora foi chamada pelo Senhor para ser juíza em Israel.
A Bíblia em Juízes 4:5 nos diz que: Os filhos de Israel subiam a ela a juízo."
Toda a nação a reconhecia como líder e, enquanto julgava os problemas espirituais e materiais do povo, ela também os instruía nas coisas de Deus. E tudo isto ela fazia porque amava o Senhor e O obedecia e servia de todo o coração.
Onde e Quando Débora Nasceu ?
Segundo os estudos bíblicos o período dos juízes teve uma duração de aproximadamente 326 anos. Este começa com Josué, após a conquista da Terra prometida, e termina com Samuel, o último Juiz. O período dos juízes é um dos períodos de grande dificuldade espiritual para o povo de Israel. E, no meio de todo esse caos Deus levantou como juíza daquele povo uma mulher, que iria julgar com sabedoria o povo de Deus, Israel.
Débora Influencia na sua Geração
Débora viveu nas montanhas de Efraim, entre Ramá e Betel. No meio do pecado e da idolatria, Débora permaneceu fiel a Deus e Sua Torá. Ela foi sábia e temente a Deus, e as pessoas se aglomeravam ao seu redor para pedir conselho e ajuda. Debora julgava debaixo de uma palmeira, ao ar livre. Lá, onde todos pudessem ouvi-la, ela advertia o povo judeu e os exortava a deixar seus maus caminhos e voltar a Deus. Toda a nação judaica, respeitava esta grande profetisa.
Pontos