Gestao de empreendimentos economico solidarios
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Gestao de Empreendimentos Economicos Solidarios
Docente: Washington Jose de Sousa
Discentes: Arthur Eugenio Lucio Ferreira
Bruno Eugenio
Cecylyanne Paiva
Dante Rene Lopes Santander
Gersica Tavares
Luiz Eduardo Lopes
Nichollas Moura.
Natal,03 de junho de 2015
INTODUÇÃO
Realizamos uma pesquisa para obter novas ideias de politicas públicas que possam contribuir para a erradicação da pobreza, para a inclusão social e para a equidade de gênero e etnia, além de também Contribuir para a promoção a ampliação das oportunidades e a melhoria das condições de trabalho e renda das populações do interior do estado do RN.
Uma vez que a criação de novas oportunidades de estímulo á economia solidária traz benefícios não só aos beneficiários, como também a economia do estado que passa a contar com novas fontes de renda, através das cooperativas agrícolas.
ECONOMIA SOLIDARIA NO RIO GRANDE DO NORTE.
A economia solidaria pode ser compreendida como uma forma de produção, consumo e distribuição de bens, com uma perspectiva de associação e cooperativismo. Ainda assim, vê o trabalho como forma de democratizar os ganhos econômicos, a fim de criar outras alternativas ao trabalho assalariado e às relações capitalistas. De uma maneira geral os Empreendimentos econômicos solidários podem ser classificados em Grupos informais que são aqueles formados por um coletivo de trabalhadores que desenvolvem uma produção, comercialização ou serviço, sem registro formal/legal. As Associacoes que também reúne um grupo de trabalhadores mas que nesse âmbito, atuam como sócios de uma entidade formalizada (pescadores, quilombolas, comunidades). As Cooperativas por sua vez, trata-se de uma organização que reúne uma associação de pessoas para