Resenha do texto Educação e Humanização - Paulo Freire
Ana Carolina Silveira Ravagnani *
RESUMO: este trabalho retrata sobre alguns dos processos educativos necessários para a aprendizagem do corpo docente em busca de melhorias na qualidade do ensino. Enseja um método diferenciado para uma educação prazerosa e qualificado com olhar voltado para a humanização que se faz necessária na sala de aula e no dia a dia do relacionamento aluno-profissional. Alem disso, mostra que o Brasil esta tendo grandes avanços no que tange a evolução na Educação Inclusiva e seus processos de aprendizagem destacando temas diversos como a importância da psicopedagogia, arte e a musica no processo de ensino-aprendizagem para a expressão da verbalização desse alunado.
Palavras chave: educação, responsabilidade, disciplina;
INTRODUCAO
As ações humanas englobam muitas e diversificadas práticas profissionais, que vem sendo introduzidas no processo ensino aprendizagem, entre elas se destacam a psicopedagogia, arte e musica com seus variados métodos de trabalho, porm na visão de Freire, "ninguém educa ninguém, (ninguém educa sozinho; todos educamos no relacionamento)". (FREIRE apud GANDIN: 1997, p.94). Praticas essas que devem passar primeiro pelo mais nobre sentimento humano, o amor.
Amar é responder pela relação, é estar atento às necessidades do outro, respeitando, escutando, dando respostas às indagações "razão de ser maior de nossa existência" (SILVA: 1999, p.60). Para amar é preciso prestar atenção em nossa maneira de tratar o outro. É preciso ter o despertar de nossa consciência que "corresponde à noção que temos de nosso eu, ou seja, aquilo que pensamos que somos" (SILVA: 1999, p.27).
Ao ensinamento, com relação ao aspecto técnico-científico, cabe a responsabilidade do educador, do professor, ensinar ao aluno de forma competente, aplicar o que aprendeu e trazer para a sala de aula um currículo adaptado às necessidades desse alunado