Resenha do texto: “Como falam os brasileiros”.
Por
Larissa Cunha Pereira Minarini
DRE: 113029412
Aluna do Curso de Comunicação Social
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Escola de Comunicação / 1º Semestre de 2013
Perfil das autoras:
Yonne Leite
Brasileira, cursou Letras Neolatinas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1957) e fez doutorado em Linguística pela University of Texas at Austin (1974). É Professora Adjunta IV aposentada da UFRJ e Bolsista 1A em produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
Publicou cinco livros, dentre eles “Como falam os brasileiros”, que será o tema desta resenha.
Possui cerca de trinta artigos completos publicados em periódicos, segundo seu currículo Lattes.
Dinah Callou
Brasileira, cursou Letras Anglo Germânicas na Universidade Federal da Bahia (1959). Possui mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade de Brasília (1965), doutorado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e pós-doutorado em Linguística pela Universidade da Califórnia/Santa Bárbara (1994-1995).
Mais de quatorze livros publicados/organizados ou edições constam em seu currículo Lattes e cerca de cinquenta e dois artigos completos publicados em periódicos, nos quais aborda, dentre outros temas, variação e mudança, o português do Brasil e a fala culta carioca.
LEITE, Yonne; CALLOU, Dinah. Como falam os brasileiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. (Coleção Descobrindo o Brasil).
Em “Como falam os brasileiros”, livro de Yonne Leite e Dinah Callou é estudada a diversidade de falares existentes ao longo das terras brasileiras. Leite e Callou abordam assuntos como o mito da existência de uma língua “única”, a consideração da linguagem utilizada no Rio de Janeiro como a padrão, a fonética, os sotaques sintáticos, normas e variedades da fala culta, entre outros.
Na introdução, Yonne e Dinah