Trabalho
Roberta Gomes dos Santos RA-6271233071
Resenha O texto na sala de aula
O texto de Sírio Possenti se destina a promover uma reflexão sobre o ensino de português.
Para algumas especialidades o saber técnico é fundamental, porem não seja o mesmo para o professor de língua materna, é preciso mais que o saber técnico, é necessário mudar a concepção de língua e de ensino de língua portuguesa.
A escola tem como objetivo ensinar o português padrão, o não padrão os alunos já sabem e não ensinar o padrão equivale a tirar o português das escolas.
Tendo a língua como sistemas complexos as crianças aprendem, podemos ter certeza elas não são incapazes.
As línguas são estruturas de igual complexidade, há línguas simples e línguas complexas, o que vale na comparação entre línguas vale também entre dialetos de uma mesma língua.
A escola não ensina língua materna a nenhum aluno, os alunos já entram na escola sabendo falar, os alunos que falam dialetos desvalorizados são tão capazes quanto os alunos que falam dialetos valorizados.
As comunidades ou sociedades falam de forma diferente, existe uma variedade lingüística isto é o reflexo da variedade social.
Pessoas de idade diferente, classe social, de sexo diferente , muitas vezes percebem-se diferenças na fala.
O autor reforça que todas as línguas mudam, de maneira que não há razão para exigir formas arcaicas, ao invés de ter como modelo a literatura antiga, ele propõe a escrita dos jornais ou dos textos científicos.
È pequena a diferença entre o que um aluno já conhece da língua e aquilo que lhe falta para ser um usuário semelhante ao que a escola imagina.
Os alunos acertam mais do que erram, o número de erros é bem maior do que os tipos de erros.
As crianças aprendem mais por práticas e com os procedimentos pedagógicos de mães, babás.
Elas aprendem a falar, ouvindo, dizendo e sendo corrigidas sem humilhação castigo e exercícios.
O que as crianças já sabem não precisa ser