Desenvolvimento, implantação e evolução do Sistema Acadêmico UNIFAL-MG
Beatriz Garcia de Araújo Ferreira
Cléber Moterani Tavares
Gustavo Ferreira Afonso
José Roberto Pinto Ribeiro
Marcelo Penha Fernandes
Núcleo de Tecnologia de Informação - NTI
Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG
{beatriz.araujo,cleber.tavares,gustavo.afonso,jose.ribeiro, marcelo.penha}@unifal-mg.edu.br
Resumo
Este artigo aborda a contextualização e o processo de análise de requisitos, terceirização de serviços, desenvolvimento e evolução do Sistema Acadêmico UNIFAL-MG. Apresenta também suas características, funcionalidades e integração com outros sistemas.
Palavras-Chave
gestão acadêmica, fábrica de software, integração de sistemas
Abstract
This paper addresses the context and the process of requirements analysis, outsourcing services, development and evolution of Sistema Acadêmico UNIFAL-MG. It also presents its features, functionality and integration with other systems.
Keywords
academic management, software factory, software integration
1. Introdução
O Sistema Acadêmico é o resultado de um projeto iniciado no ano de 2006, que teve a proposta de substituir o então sistema acadêmico da instituição. O sistema antigo funcionou satisfatoriamente durante vários anos quando a instituição possuía um número reduzido de cursos, professores e alunos. No entanto, com a expansão da UNIFAL-MG promovida pelo Governo
Federal através de programas como o Programa de Expansão das Instituições Federais de Ensino
Superior e o REUNI [1], o uso desse sistema tornou-se praticamente inviável devido às limitações que possuía, dentre as quais a impossibilidade de os alunos consultarem suas notas e frequências e o número restrito de pontos de acesso disponíveis aos docentes. O uso de tecnologias obsoletas, como a linguagem de programação Cobol e Rede Novell, também era outra barreira para a continuidade do uso do sistema.
Devido a essas limitações, após um estudo de viabilidade a