Resenha do mito da caverna
SERVIÇO SOCIAL
JORGE FERNANDO DE SOUZA NETO
Resenha crítica: O Mito Da Caverna - Platão
Maceió – AL
2013
JORGE FERNANDO DE SOUZA NETO
Resenha crítica: O Mito Da Caverna - Platão
Relatório apresentado ao Curso de Serviço Social, sob orientação da profª. M. Silmara, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Fundamentos Filosóficos do Serviço Social.
Maceió – AL
2013
O mito da caverna trata-se de uma escrita de Platão onde mostra a posição da sociedade no sentido do conhecimento e sua realidade. Essa narrativa mostra dois homens que nasceram e viveram em uma caverna onde não tinha contato algum com o mundo, o único contato que eles tinham é uma clareira dentro da caverna, até que um dia, um desses homens consegue sair dessa caverna e fica abismado com o mundo e suas cores e fica cego, as cores para esse homem é a luz do sol. Através dessa libertação, o homem conhece um mundo real que é a sua essência.
Apesar dessa passagem escrita por Platão a milhares de anos, na realidade e nesta sociedade capitalista em que vivemos não nos faz ser diferentes muito não, muitos seres humanos são alienados por esta sociedade e não se permite a conhecer e a entender a realidade em que vivemos, a classe trabalhadora cada vez mais fica presa nesta sociedade tão perversa e mesquinha. Nesta sociedade capitalista a classe trabalhadora não se permite a conhecer realmente a realidade que nos cerca e reproduz cada vez mais as posições ditas pela sociedade capitalista. O homem sofrerá sempre que buscar conhecer a realidade, quando conhecer essa realidade o homem não se permitirá a alienação.
O homem só sairá dessa escuridão quando se permitir conhecer a realidade quando buscar o conhecimento, conhecimento esse que dá base e se faz entender através das indagações. O conhecimento imposto pela sociedade capitalista não é conhecimento e sim reprodução de