Resenha o mito das cavernas
Rosângela Barbosa Marques
Curso debacharelado em direito 1º semestre
Professora:. Nadiaalice Francischene de Souza.
FAMEC Faculdade metropolitana de Camaçari.
E-mail: dandamarq@yahoo.com.br
Platão nasceu em uma família aristocrata de Atenas. Na juventude, tornou-se discípulo de Sócrates, aderindo ao método filosófico por ele utilizado – a busca da verdade por meio de diálogos investigativos e, mais tarde, sistematizando por escrito os pensamentos do mestre.
RESUMO:
O presente resumo trata do livro o mito da caverna, também chamada de Alegoria da caverna, foi escrito pelo filósofo Platão, e encontra-se na obra intitulada A República (livro VII). Trata-se da exemplificação de como podemos nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade.
Imaginemos um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali.
Palavras chave: ignorância, conhecimento, imobilização dialogo.
1. INTRODUÇÃO
O livro o mito das cavernas visa oportunizar o ser humano a fazer uma reflexão sobre a ignorância humana, e o valor do conhecimento; Que pode determinar o crescimento dos humanos , dando um direcionamento positivo ou negativo, dependendo do ambiente em que vivemos e as situação que estamos expostos e com certeza a educação e o caminho que levará os humanos a sair da caverna.
O mundo em que vivemos a desigualdade social prevalece em numero alarmante nos fazendo Transportar a realidade vivida por Platão para a nossa realidade atual, nós levando a observar que a caverna ainda esta presente em nossa sociedade; sociedade esta que a tecnologia de ponta esta presente e se contrasta com a ignorância humana, e é como se estivéssemos mergulhados e impregnados por uma falsa realidade nos fazendo acreditar que, desde que