Gps-funcionamento
O Sistema de Posicionamento Global é um sofisticado sistema eletrônico de navegação criado através do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, com interesses militares a princípio, e hoje utilizados também nos meio civis.
O GPS é um sistema eletrônico de navegação, baseado em uma rede de satélites que permite a localização instantânea em qualquer ponto da Terra com uma precisão quase perfeita, e usa o sistema de coordenadas como referencial. Consiste , basicamente de três partes componentes: um complexo sistema de satélites – 24 ativos e 3 “reservas”- orbitando ao redor da Terra e que estão dispostos de forma que sempre haja pelo menos 5 deles disponíveis em qualquer lugar do mundo; 5 estações rastreadoras localizadas em diferentes pontos do globo terrestre, que atualizam a posição atual dos satélites e sincronizam o relógio atômico presente em cada um deles e os receptores de GPS nas mãos dos usuários; por fim , o receptor GPS que é um aparelho que mostra a posição (além de outros recursos) do usuário após análise do sistema como um todo.
Os satélites e os receptores GPS possuem um relógio interno que marcam hora com precisão de nanosegundos. Quando o sinal é emitido, também é enviado o horário que ele partiu do satélite. Este sinal (de rádio) viaja na velocidade da luz. Cronometrando quanto tempo o sinal levou para chegar, o receptor calcula a sua distância ao satélite. Como a posição dos satélites é constantemente atualizada, é possível, por meio destes cálculos, determinar a sua posição exata.
Os GPS usam o sistema de triangulação entre pontos para determinar a localização de um receptor de terra, denominado TRILATERAÇÃO. Cada satélite representa o centro de uma esfera, gerada pelo raio que corresponde à distância entre o satélite e o receptor. Através da recepção simultânea de sinais e mensagens de , no mínimo, 4 satélites pode se obter as três coordenadas espaciais que são necessárias para determinar o