Funcionamento do gps
Em 1978 entraram em funcionamento os primeiros satélites NAVSTAR – GPS (Navigation Satellite with time and Ranging – Global Positioning System), esses compõem um sistema de navegação desenvolvido pelo departamento de defesa dos Estados Unidos da América. A princípio o seu uso era exclusivamente militar, apenas na segunda metade da década de 80 que o sistema foi liberado para a utilização civil e de outros países.
Basicamente o GPS é composto por 3 segmentos: espacial, controle e de usuário.
Figura [ 1 ]. Segmentos do GPS / Fonte: http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/DIDATICOS/LANDIM/textogps.pdf
O segmento espacial é composto por 24 satélites, a massa de cada um em órbita é de aproximadamente 1000 kg e ficam a 20200 km da terra. Eles estão distribuídos em 6 órbitas distintas, o que faz com que qualquer ponto da terra tenha próximo a ele pelo menos 4 satélites. Cada órbita é percorrida em aproximadamente 12 horas o que significa que cada satélite da 2 voltas em torno da terra a cada dia (na verdade, a órbita é completada em 11 horas e 58 minutos, assim, ele aparece 4 minutos mais cedo a cada dia).
Figura [ 2 ]. GPS – Órbita dos Satélites / Fonte: http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/DIDATICOS/LANDIM/textogps.pdf
O Segmento de controle é constituído por estações distribuídas ao longo da superfície terrestre, com a função de monitorar os satélites, efetuando eventuais correções em suas órbitas e em seus relógios. Elas também determinam o tempo GPS, predizem as efemérides dos satélites e atualizar periodicamente as mensagens de navegação de cada satélite.
Figura [ 3 ]. Estações de controle e monitoramento GPS / Fonte: http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/DIDATICOS/LANDIM/textogps.pdf
O segmento dos usuários é composto pelo vasto número de receptores espalhados pelo mundo. Basicamente cada receptor capta os sinais dos satélites disponíveis no momento e com as informações obtidas calculam a sua posição (latitude, longitude e