Resenha do livro: O universo ao lado
Iva Cristiane 1
SIRE, J. W. O universo ao lado: um catálogo básico sobre cosmovisão. 4. ed. São Paulo: Hagnos, 2009. James W. Sire (Ph.D Universidade de Missouri), ex-editor da InterVarsity Press e conferencista da InterVarsity Christian Fellowship, é autor de vários livros, incluindo Hábitos da mente, Scripture Twisting e Why Shold Anyone Believe Anything at All? O Universo ao Lado, de James W. Sire, foi publicado originalmente em língua inglesa, sob o título The Universe Next Door, em 2004. A versão brasileira, que está em sua quarta edição, foi traduzida por José Fernando Cristófalo, e publicada pela editora Hagnos, no ano de 2009, com 380 páginas. A obra está dividida em dez capítulos, sendo que, no primeiro, é apresentada uma introdução geral às cosmovisões que serão apresentadas no decorrer dos demais capítulos. Nos capítulos seguintes, o autor faz uma apresentação da base que compõe o teísmo cristão, o deísmo, o naturalismo, o niilismo, o existencialismo, o monismo panteísta oriental, a nova era e, por fim, o pós-modernismo.
O autor defende que seria possível afirmar que cada pessoa possui um modo diferente de enxergar a vida e o universo. Nesse sentido, seria inviável tentar quantificar quantas cosmovisões há; no entanto, uma vez que pessoas que compartilham interesses em comum tendem a compartilhar o mesmo modo de conceber o universo, é possível sistematizar um grupo de crenças e representá-la sob um nome: teísmo, deísmo, etc. a cada um desses grupos de crenças damos o nome de cosmovisão, que nada mais é do que uma proposição, a tentativa de explicar a ordem das coisas, de responder perguntas primordiais: “o que é o ser humano?”; “o que acontece a uma pessoa quando ela morre?”; como sabemos o que é certo ou errado?”; “qual o significado da história humana?”.
O Teísmo Cristão busca responder a estas perguntas, afirmando que o Universo está permeado da grandeza de Deus, que é o ser-total e o fim-total da existência. Assim, o