Especializações da Membrana
A membrana plasmática possui várias especializações, seja ela de um organismo unicelular ou pluricelular, estas especializações são variadas em relação às designações celulares.
As especializações são: Microvilosidade, os desmossosmos e hemidesmossomos, os cílios e flagelos e as junções comunicantes.
2. MICROVILOSIDADES
Microscopicamente é possível observar estruturas denominadas microvilosidades na membrana celular, as quais são desdobramentos regulares e em relevo na parte apical da membrana. No intestino delgado humano, as microvilosidades são frequentes, pois servem para aumentar a superfície de absorção, a qual facilita sucção alimentar.
3. DESMOSSOMOS E HEMIDESMOSSOMOS
Desmossomos é a união de duas celulas, elas estao conectadas através da membrana celular. O desmossomo é constituido de duas placas circulares de proteina especiais, chamadas de placoglobinas e desmoglobinas, uma em cada celula. Em ambas as placas é constituido filamentos de outras proteinas chamados de desmogleinas e democolinas, as quais atravessam as membranas e atigem espaços intercelulares. Os quais mantem firmemente as duas placas .
As partes voltadas para o interior das celulas associam-se aos filamentos de queratina do citoesqueleto, fazendo que assim exista um firme ancoramento do desmossomo em toda a estrutura celular.
A especialização da superfície celular compartilhada, trata de um espessamento nas membranas das celulas, nas quais se encontra uma substancia colante. Dos espessamentos partem tonofibrilas em direcção ao citoplasma. Os Hemidesmossomos juntamente com os Desmossomos e as junções de ancoragem, os hemidesmossomos eles dão resistência aos tecidos expostos à tensão e ao atrito, promovendo a fixação da célula à matriz extracelular. Localizam-se no Domínio Basal das células (superfície de contato entre tecido conjuntivo e o epitelial).
Ele é constituído por uma placa de ligação intracelular (ou disco citoplasmático interno),