Especializações da membrana e transporte.
- A membrana é encontrada em todos os tipos de células, com um mesmo tipo de composição química, porém, passa a apresentar variações em sua estrutura e anatomia, configurando dessa forma um processo de especialização, garantindo assim o surgimento de novas funções.
X – GLICOCÁLICE ou GLICOCÁLIX => é uma camada de gligoproteínas e glicolipídeos que reveste externamente a membrana plasmática das células animais. Garante o reconhecimento celular, e também atua na sinalização bioquímica.
X – MICROVILOSIDADE => são expansões da membrana, encontradas principalmente em células de absorção. Elas aumentam a área de contato, possibilitando uma maior absorção das substâncias.
X – PLASMODEMOS E DESMOSSOMOS => são estruturas que atuam na fixação entre células vizinhas, aumentando a adesão celular. Os plasmodemos são encontrados em células vegetais, enquanto que os desmossomos em animais.
X – CÍLIOS E FLAGELOS => são prolongamentos protéicos formados pelos centríolos que se exteriorizam. Cílios: curtos e numerosos, flagelos: longos e em menor quantidade. Atuam na captura de nutrientes e também no deslocamento celular e de substâncias.
TRANSPORTES:
- A membrana apresenta em suas principais características, a capacidade de seleção de nutrientes para o interior da célula, também conhecida como permeabilidade seletiva. Essa função faz parte dos mecanismos de transporte da membrana, que estão divididos em três tipos:
X – TRASNPORTE PASSIVO => é caracterizado pela troca de substâncias entre a célula e o meio externo, sempre a favor do gradiente de concentração ou pressão, ou seja, a substância passa do meio mais concentrado para o menos concentrado. E não gasta energia (ATP). Divide-se em três:
- Difusão simples: transporta as moléculas mais simples (soluto) que são capazes de ultrapassar a barreira lipídica existente na membrana.
- Difusão facilitada: também ocorre a passagem de soluto, mas com a