233265
O objetivo deste trabalho é fazer um breve resumo sobre o entendimento das Funções Marginais estudadas dentro da disciplina da Matemática Aplicada. Algumas funções marginais têm como exemplo: o lucro marginal, custo médio marginal, custo marginal, e a receita marginal.
Custo Marginal: para determinar o custo marginal na produção de 50 aparelhos eletrodoméstico basta substituir q =50 na função custo.Em diversas analises, economistas e administradores tem o interesse em lidar com o custo marginal,pois ;e interessante saber como variam os custos em determinados níveis de produção na medida em que ocorrem variações nas quantidades produzidas.Também é importante saber a que taxa tal custo esta variando nesse nível de produção.
Receita marginal: nos da a variação da receita correspondente ao aumento de uma unidade na venda de um produto.A função receita marginal é obtida pela derivada da função receita .Se a função Receita é simbolizada por R(q),então.Rmg=função Receita Marginal=R’(q).
O lucro Marginal nos da a variação do lucro correspondente ao aumento de uma unidade na venda de um produto.A função lucro marginal é obtida pela derivada da função lucro, é representada por L(q)ex:
Lmg = função lucro marginal =L’(q)
Lucro marginal é obtido a partir da derivada do lucro.
Custo médio marginal é obtido pela derivada do custo médio basta fazer a derivada valer zero.
ELASTICIDADE
Elasticida-Preço da Demanda
Em relação aos consumidores, a demanda de um produto pode estar associada ao seu preço. Em geral, se o preço aumenta, a demanda diminui. De maneiras diferenciadas, a demanda de um produto é “sensível” a mudança dos preços. Para avaliar esse fenômeno que ocorre temos uma ferramenta chamada elasticidade da demanda. Nesse contexto medir a elasticidade da demanda significa medir a sensibilidade da demanda em relação variação do preço.
Então para calcular a variação percentual da demanda será da seguinte forma:
Variação percentual da