Resenha do livro: o trabalho de professores na educação básica na bahia
Priscila Silva Carvalho
I – OBRA
FERREIRA, Leda Leal. O trabalho de Professores na educação básica na Bahia / Leda Leal Ferreira, Tânia Maria de Araújo, José Hélio Lopes Batista. – São Paulo: Fundacentro, 2009.
II – CREDENCIAIS DA AUTORA
Leda Leal Ferreira é médica, doutora em Ergonomia, pesquisadora e chefe do Serviço de Ergonomia da Fundacentro em São Paulo.
Tânia Maria de Araújo é psicóloga, doutora em Saúde Pública e professora titular do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana na Bahia.
José Hélio Lopes Batista é psicólogo, técnico de Segurança do Trabalho e tecnologista da Fundacentro em Recife, Pernambuco.
III – CONCLUSÃO DA AUTORA
O livro tenta descrever o trabalho de professores que lecionam na Educação Básica no estado da Bahia, onde um diagnóstico foi feito sobre o trabalho dos professores, analisando a realidade em que vivem e as situações em que exercem a profissão, realçando cada diferença encontrada entre elas. Por outro lado, mostra como é impressionante o modo em que os professores, independentemente do seu emprego, apresentam um discurso semelhante quando se falam da atividade exercida como educador e do cuidado e da preocupação com os alunos.
IV – DIGESTO
Boxe 1: Análise Coletiva do Trabalho (ACT) - É um método de análise do trabalho, no qual os trabalhadores analisam seu próprio trabalho em reuniões feitas em grupos, com o auxílio de pesquisadores. Parte da ideia de que os trabalhadores têm plenas possibilidades de analisar o seu trabalho, desde que se lhes ofereçam certas condições especiais, como: garantia de anonimato; local e tempo para se