Resenha do livro - O que é história
Prof.ª Adriana A. Furlan
Rosana Nanartonis RGM: 22.428-6
2º E – Diurno – Pedagogia
Livro – O que é historia
1) Porque há um grande descaso e destruição dos vestígios do passado de nosso país (construções, cultura, paisagens, etc.)?
O Brasil é considerado um país jovem e de jovens. O fator juventude atrelado a uma grande porcentagem de analfabetos, há um notável desprestígio das ciências humanas e da cultura, junto a um ensino antiquado e desmotivador.
2) Quando, como e por que surge a história?
Surge no século VI A.C. na região mediterrânea, mas antes disso podemos ver que o homem desde sempre sentiu a necessidade de explicar para si próprio sua origem e sua vida. O mito foi a primeira forma de explicação que surgiu na sociedade primitiva e sempre transmitido na forma de tradição oral.
3) Quais as características da historia teológica?
A historia da humanidade se desenrolaria de acordo com um plano divino, sendo a vinda de cristo a terra o centro desse processo. A historia continua tendo uma visão do tempo linear, cujo desenvolvimento é conduzido segundo um plano da Providencia Divina. A realidade está agora dividida em dois planos: o superior, perfeito (representado por Deus) e o inferior, imperfeito (representado pelos homens). O plano superior da realidade é a cidade de Deus, enquanto que o plano inferior é a Cidade dos Homens.
4) Explique o papel e a influência da Igreja Católica na Europa e em nossa sociedade, em termos de concepção de história.
A igreja era a grande proprietária de terras e quem registrava a organização e forma de trabalhar nelas. Somente membros do clero sabiam ler e escrever. A maior parte do que foi escrito nessa época foi feito pelo clero. A historia escrita nessa época não tinha o mesmo rigor dos gregos, nem a mesma procura de compreensão e explicação. Predomínio da tradição oral, sem se verificar o que já se escrevera. A fé era predominante, crença