Resenha do Livro o que é História
BORGES, Vavy Pacheco. O que é história. São Paulo: brasiliense, 1989.
Resenha
Jacques Le Goff explica que a palavra história vem do termo em grego antigo “histore” que pode ser traduzido – de forma livre – para procurar, investigar, informar-se.
Nosso conceito de história surgiu no século VI a.C., porém antes disso o homem recorreu a outro fator para explicar e compreender a sua origem: os mitos.
Segundo o dicionário Aurélio mito significa – entre outras coisas: “narrativa de significação simbólica, transmitida de geração em geração dentro de determinado grupo e considerado verdadeiro por ele”. Já Jorge Magasich-Airda e Jean-Marc Beer descrevem o mito – em seu livro “América Mágica” – de forma sucinta e ao mesmo tempo mais profunda: “(...) se tratam de sentimentos, aspirações, temores, desejos e sonhos de um povo”. Sendo assim mito pode ser visto como “aspirações, temores, desejos” de uma sociedade/grupo que é hereditário e utilizado para explicar a “verdade” tentar dar um sentido a ela, tentando fazer compreender eventos ocorrido, a origem do muno e da sociedade que o criou.
Porém a provável necessidade de ter uma “verdade” e suas explicações mais próximas – e não em um monte – levou o grego Heródoto, o pai da História e seus seguidores a começarem a, a partir do século V a. C., indagar sobre e entre seus contemporâneos e registrar isso, assim também como as tradições orais, e a zelar pelos registros escritos.
Deixando o interesse pelo passado distante e o sobrenatural de lado o homem –agora alguns já historiadores – começa a se preocupar com questões do seu momento e que realmente interfere no seu cotidiano, como por exemplo a economia.
Ocorre então a preocupação dos historiadores para coma verdade. O historiador Políbio nos deixa claro isso quando escreve no século II a. C. a seguinte frase: “Pois assim como os seres vivos se tornam inúteis quando privados de olhos, também a história da qual foi retirada a verdade nada mais é do que