Resenha do livro Uma historia da leitura
RESENHA
Alberto Manguel nasceu em 1948, é um escritor nascido na Argentina e hoje é cidadão canadense. Passou a infância em Israel, estudou na Argentina e vive atualmente no interior da França. É ensaísta, Organizador de antologias, Tradutor, Editor e Romancista.
A obra explica a Historia da Leitura, experiências vividas por vários leitores, que em épocas diferentes viviam sua paixão pelos livros. Desde as primeiras tabuletas sumérias da Antiguidade até os hipertextos que vemos em computadores. As pessoas como leitoras têm a capacidade de escrever. Manguel cita suas experiências com leitor.
O livro foi dividido em Quatro partes: na primeira temos A ULTIMA PÁGINA, com um capitulo; na segunda temos ATOS DE LEITURA, com Dez capítulos; na terceira parte temos OS PODERES DO LEITOR, com Dez capítulos e na quarta parte temos PÁGINAS DE GUARDA, com apenas Um capitulo.
Ao observarmos o titulo do livro já se tem a idéia de que veremos Historias reais, que se tem em cada uma delas diferentes experiências, mas que nos deixam cada vez mais interessados pela leitura.
As pessoas com leitoras têm a capacidade de escrever, de continuar uma historia. Começam a leitura já sabendo do que se trata a obra, por isso que o livro precisa confrontar aquilo que já se sabe, para tornar a leitura muito mais interessante.
Durante certo tempo Manguel leu para um senhor chamado Jorge Luis Borges, que havia ficado cego e sua mãe já não conseguia mais ler para ele. Mesmo já conhecendo as histórias, gostava de ouvi-las, descobria um texto lendo em voz alta.
“Ler significa aproximar-se de algo que acaba de ganhar existência.” Ítalo Calvino. A leitura vai muito além do nosso globo ocular. Cada pessoa vai entender a leitura do seu jeito, aquilo que