Estudo de Caso
Souza (2010) diz que a puericultura teve origem na França, no fim do século XVIII e foi definida como um conjunto de regras e noções sobre a arte de criar fisiológica e higienicamente as crianças . Hoje seu conceito foi aperfeiçoado: Puericultura também pode ser chamada de Pediatria Preventiva e tem como objetivo uma criança saudável, sendo seu alvo é um "adulto perfeito": fisicamente sadio, psiquicamente equilibrado e socialmente útil.
A Atenção Primaria á saúde, é responsável pela prevenção, promoção e recuperação da saúde dos indivíduos em todas as fases da vida. Na Estratégia Saúde da Família, o instrumento mais utilizado para o acompanhamento da saúde das crianças é o Programa Puericultura que tem como o propósito acompanhar o crescimento e o desenvolvimento, observar o esquema vacinal, estimular a prática do aleitamento materno, orientar á introdução de alimentação complementar e prevenir as doenças que mais freqüentemente acometem as crianças no primeiro ano de vida. (VIEIRA et al.,2012)
Pinto (2012) o crescimento e desenvolvimento da criança são ligados principalmente ao atendimento de suas necessidades fundamentais e da instigação apropriada de suas potencialidades. O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento é utilizado em todo o mundo com excelentes resultados, sendo realizado de forma simples, econômica e de fácil aplicabilidade, servindo como instrumento de controle e avaliação do processo evolutivo da criança e detecção precoce de possíveis problemas.
No programa de Puericultura o enfermeiro tem como suas atribuições realizar o exame físico na criança, identificando o risco em seu crescimento e desenvolvimento; agendar a primeira consulta com o pediatra e demais quando forem identificados riscos de agravos á saúde; fornecer a relação de nascidos vivos para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e solicitar a busca ativa para identificação dos faltosos do programa; preencher o gráfico de peso e estatura nos cartões das crianças;