Resenha do livro o príncipe e o mendigo
O livro foi escrito por mark Twain em 1881.
O livro traz uma visão crítica do autor sobre aquela época em que vivia, misturando uma leitura simples e cativante. Na antiga cidade de Londres , um certo dia de outono , nascia duas crianças no mesmo dia ,mas de classes sociais diferentes, um dos menino era de uma família pobre, que não o queria. A outra criança era muito aguardada a sua chegada por todos, pois a família era muito rica... O príncipe e o mendigo conta a historia de Tom Canty e Eduard Tudor, o primeiro é o mendigo morador de um dos lugares mais pobres de Londres, onde se divide um quartinho com sua família, e o seu pai que é um ladrão que o obriga a mendigar nas ruas e o maltrata diariamente com surras; a sua mãe e suas irmãs também sofre maus tratos .
O segundo é o príncipe de Gales, futuro rei da Inglaterra. Este cresceu rodeado de cuidados e proteção, e teve desde que nasceu as suas necessidades supridas até as mais bobas. Mas, os dois meninos, por acaso do destino, muito parecidos, apesar de não serem irmãos. E os anos se passaram, sem que nenhum dos dois conhecesse a existência do outro, mas , o destino se encarregou de cruzar os seus caminhos.
Tom, apesar de levar uma vida pobre, e não ter conseguido frequentar a escola, não era infeliz, aprendeu a ler com o bom padre, lia sempre os velhos livros , e fazia o amigo explicar e esticar as historias de príncipes e princesas .De tanto ouvir essas historias começou a fantasiar sobre ser um príncipe nas brincadeiras com os outros colegas. Os sonhos e as leituras logo provocaram algumas mudanças ,tiveram um efeito muito forte sobre Tom, seus gestos, sua maneira de falar foram se tornando curiosamente cerimoniosas e corteses.
Alguns tempos depois , Tom organizou sua própria corte; seus melhores amigos eram guardas, camareiros, cavalariços, lordes damas-de-companhia e a família real. Numa noite, ao sonhar a noite toda luxuosidade da