o principe e o mendigo
O Príncipe e o Mendigo
Autor: Mark Twain
Título original: The prince and the pauper
Tradutor: Veronica Romano
Editora: Martin Claret
Data: 2012
Número de páginas: 217 p.
Coleção: A Obra-prima de cada autor; 112
ISBN: 9788572328579
Skoob
SINOPSE
Na antiga cidade de Londres, num certo dia de outono, na metade do século XVI, nasceu um menino numa família pobre, de sobrenome Canty, que não o queria.
No mesmo dia, nasceu outro menino inglês, numa família rica, de sobrenome Tudor, que muito o queria. Toda a Inglaterra o queria. A Inglaterra o desejava, esperava e rezava tanto a Deus por ele, que as pessoas quase enlouqueceram de alegria com sua chegada.
COMENTÁRIOS
O Príncipe e o Mendigo é um clássico, publicado pela primeira vez em 1880. A história, ambientada no século XVI, retrata uma Inglaterra devastada pelos anos de guerras contra a França e onde impera a desigualdade social. O regime era a monarquia e a palavra do Rei era a lei absoluta. Neste intenso contexto histórico nascem dois meninos: Tom Canty, aquele que ninguém queria e Eduardo Tudor, o festejado Príncipe de Gales.
Tom morava com sua família, a mãe pedinte, o pai ladrão, uma avó diabólica e duas irmãs ignorantes, todos em um quartinho de uma residência abandonada, onde se acumulavam miséria, sujeira, fome e pessoas.
Ainda assim Tom considerava sua vida boa, principalmente no verão. Ah o verão... era então que ele sonhava.
“Sua mente ficava cheia dessas coisas maravilhosas e muitas noites, quando deitava no escuro, em sua palha escassa e desconfortável, cansado, com fome e sofrendo com tantos insultos, ele soltava a imaginação e logo se esquecia da dor, imaginando-se na vida de um príncipe num castelo suntuoso.” p. 19-20
Sua fantasia era tão real, que aos poucos mudou sua rotina e seu comportamento. Passou a falar cerimoniosamente, comportar-se com decoro e até imitar os nobres. Seus amigos eram sua corte e