Livro principe e o mendigo
Mark Twain
O PRÍNCIPE E O
MENDIGO
Adaptação de Rodrigo Espinosa Cabral
1ª edição
O Principe e o Mendigo.p65
1
24/3/2004, 07:53
1. Nasce um príncipe, nasce um mendigo
Numa noite antiga de outono, em Londres, por volta de 1530, nasceram dois meninos muito parecidos fisicamente, mas diferentes em vários outros aspectos. Eduardo Tudor nasceu num castelo, cercado de ouro, cristais, seda, conforto e calor. Era o filho do rei Henrique VIII, o que fazia dele um príncipe, o herdeiro da coroa. Sua chegada ao mundo trouxe esperança e felicidade ao reino e, por quase toda a Inglaterra, as pessoas comemoravam. Com exceção, talvez, de um pequeno subúrbio chamado Offal Court. Lá, após uma gravidez indesejada e um parto sofrido, nascia Tom Canty. Ao ver o recém-nascido chorando, seu pai falou com raiva:
— Pronto, mais uma boca para alimentar! Que desgraça!
Sua avó também fez alguns comentários ao ver o bebê:
— Maldição! Eu esperava que ele morresse no parto, mas agora que nasceu vamos ter que passar ainda mais fome nesse CORTIÇO miserável!
A mãe de Tom, muito dolorida, escutou tudo quieta e preferiu não repreender seu marido e sua sogra, pois tinha medo de apanhar deles. Em
Coleção Aventuras Grandiosas
vez de discutir, ficou ninando o bebê e tentando dar a ele alguma alegria.
Era difícil, já que moravam amontoados em uma única sala, que servia também de cozinha e quarto. Havia apenas um colchão para o casal. A avó e as irmãs gêmeas de Tom dormiam sobre TUFOS de palha espalhados pelo assoalho.
Outras famílias viviam naquela construção da mesma forma. As condições de higiene eram péssimas e não era difícil ver ratos e baratas passeando pelos recintos.
John Canty, o pai de Tom, ganhava a vida roubando, mas o pouco dinheiro que conseguia gastava bebendo. Ao chegar em casa, batia na mulher e
7 CORTIÇO: habitação coletiva dos menos favorecidos
7 TUFO: porção, pequeno monte
2
O Principe e o