resenha do livro o monge e o executivo
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE – CESA
PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLINICA E INSTITUCIONAL
Auricleide Maria de Moura
A ENTREVISTA INICIAL EM PSICOPEDAGOGIA
ARCOVERDE
2015
AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE - AESA
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE – CESA
PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLINICA E INSTITUCIONAL
Auricleide Maria de Moura
A ENTREVISTA INICIAL EM PSICOPEDAGOGIA
ARCOVERDE
2015
O MONGE E O EXECUTIVO
O monge e o executivo uma história sobre a essência da liderança é um livro do autor JAMES C. HUNTER da editora sextante que contém sete capítulos assim distribuídos: o As definições, O velho paradigma, O modelo, O verbo, O ambiente, A escolha e A recompensa.
No prólogo o autor principal Jonh Daily começa a falar de diversos acontecimentos envolvendo o nome de Simeão e isso muito lhe chama atenção, pois acontece que esse nome lhe vem em momentos significantes de sua história, logo após ele conta um pouco de sua vida que inicialmente um executivo muito feliz e próspero, mas chega um determinado ponto onde tudo parece desandar ou desmoronar família, trabalho, e mesmo um grupo de beisebol do qual ele era treinador e ele não entende o porquê. Como ele mesmo declara: “Eu sempre fui o tipo de sujeito feliz e despreocupado, mas agora me via preocupado com praticamente tudo. Apesar do status e de todo o bem-estar que usufruía, por dentro era só tumulto e conflito. Fui me tornando melancólico e retraído”.
Sua esposa Rachel, a qual era casada com ele a 18 anos, tenta lhe ajudar e lhe sugere um diálogo com o pastor e o mesmo sugere que ele vá fazer um retiro de oito dias em um mosteiro beneditino, a principio ele resiste, mas sua esposa consegue lhe convencer e ele parte mesmo contra sua vontade.
O assunto do retiro era sobre a essência da liderança e mais interessante é que o irmão Simeão o seria o monge que o pregaria, (antes de ser frade era um importante