Resenha do livro " O Homem Nu ''
Livro: O homem nu
Colégio Tiradentes da PMMG, 7 de setembro de 2014.
O Homem Nu (1960, Editora do Autor) de Fernando Sabino é uma coletânea de quarenta contos, cujos personagens são pessoas comuns em seus cotidianos. O principal conto é justamente o que dá nome ao livro.
O enredo varia de um delegado às voltas com um crime de morte em que não há nem assassinos nem assassinados; a desventura de um homem que foi reduzido à metade, de outro que apanhava de mulher, até uma uma reunião de pais em que só havia mães. São 208 páginas com conteúdos variados e comuns, utilizando sempre uma linguagem simples e descontraída.
Fernando Sabino foi o mestre das crônicas com características para jornais e revistas, pois possui estilo leve, direto e fácil com a função de entreter o leitor sem a complexidade ou profundidade de um conto ou romance. Com episódios inusitados e curiosos, várias ideias desse autor viraram filme e até mesmo novela.
O conto O homem nu: “Aqui estamos todos nus: a nudez nos irmana, com ou sem roupa, nossa origem e nosso destino final neste mundo, vem a ser o símbolo mais expressivo da nossa frágil condição humana por isso mesmo passível de salvação aos olhos de Deus.
(SABINO, Fernando)”.
A história que deu nome ao título do livro trata-se de um drama vivido por um homem que combinou com sua esposa de não abrir a porta para ninguém, pois o cobrador da televisão iria buscar o dinheiro que ele não havia buscado na cidade.
O homem se despiu para tomar banho quando percebeu que sua mulher já estava no banheiro, então, mesmo nu, resolveu buscar o embrulho de pão no corredor de seu prédio. O que ele não esperava era que a porta iria se fechar e ele ficaria nu do lado de fora de seu apartamento, e sua mulher, como havia combinado, não iria abrir a porta para ninguém.
No desenrolar da história, a vizinha chama a polícia para o homem nu, sua mulher finalmente abre a porta e ele rapidamente se veste. Em seguida a campainha