resenha
OBRA DO LIVRO “DOS DELITOS E DAS PENAS”
Beccaria, Cesare Bonesana ,Marquês de. Obra: dos delitos e das penas. São Paulo 2007.
ASPECTOS SOCIOLÓGICOS DA PENA NO BRASIL
Origem das penas no Brasil
Os primeiros homens, até então selvagens, se viram forçados a reunir-se. Formadas algumas sociedades, logo se estabeleceram novas, na necessidade em que se ficou de resistir às primeiras. As leis foram as condições que reuniram os homens, a princípio independentes e isolados sobre a superfície da terra.
Formou a soberania da nação; e aquele que foi encarregado pelas leis do depósito das liberdades e dos cuidados da administração foi proclamado o soberano do povo.e assim foi criado a constituição que ao passar dos tempos foi se ampliando ate os dia de hoje. Foi instaurado em 1° de abril de 1964 no Brasil o regime militar que durou até 15 de março de 1985, duraram 21 anos de ditadura militar na qual ouve torturas de todas as espécies, todos os tipos de tortura, sendo dez os tipos de tortura mais conhecidas que foram praticadas no período do regime militar.
Para saber como foi ampliado e como chegou a uma decisão do poder judiciário para punir os infratores desses crimes vamos conhecer alguns dos crimes praticados na época.
O espancamento: era o mais comum entre outros o “chamado telefone” que na maioria das vezes o peso ficava surdo.
Choques Elétricos: era usada uma maquina para aplica os choques dependendo do torturado era aumentado à intensidade a qual causava lesões e queimaduras nos presos.
Pau-De-Arara: o preso era amarrado e pendurado em uma barra de ferro que ficava entre os punhos e os joelhos, eles ficavam nus e levavam choques, queimaduras e socos.
Cadeira do Dragão: os presos sentavam nus e era colocado um balde de metal e levavam choque
Coroa-de-Cristo ou Capacete: Era utilizado um anel metálico que tinha um mecanismo para diminuir seu tamanho, esmagando o crânio da vítima.
Arrastamento pela viatura: A vítima era amarrada no carro e