MEU ADORÁVEL PROFESSOR
O fígado é um órgão que possui muitas funções, destacando-se uma, fundamental para a digestão: a produção de bílis, secreção necessária para a degradação das gorduras, que se armazena na vesícula e é vertida através das vias biliares para o intestino delgado após cada refeição.
> Fígado
> Tecido hepático
> Vias biliares
> Vesícula biliar
> As funções do fígado
Fígado Topo
É a víscera mais volumosa do corpo humano, com um peso aproximado de 1 500 g no adulto. Está situado na parte superior direita da cavidade abdominal, por baixo do diafragma e protegido pelas últimas costelas. De uma cor vermelha escura, consistência mole e superfície lisa estão envolto por uma fina membrana fibrosa, denominada cápsula de Gilson, e pelo peritoneu.
Embora seja um órgão compacto, podem-se distinguir no fígado diversas partes ou lóbulos. O maior é o lóbulo direito, separado do lóbulo esquerdo por uma prega do peritoneu denominada ligamento falciforme; na parte inferior, verificam-se outros dois menores: o lóbulo caudado e o lóbulo quadrado.
Pela parte inferior do fígado, através de um sulco denominado hilo hepático, penetram no órgão dois grandes vasos: a artéria hepática e a veia porta, que transporta o sangue vindo do tubo digestivo e do baço. Estes vasos ramificam-se repetidamente no interior do fígado, formando uma rede extremamente complexa de capilares sanguíneos, que entram em contato com cada uma das células hepáticas, com as quais mantêm um abundante intercâmbio de substâncias para, finalmente, confluir e constituir as veias supra-hepáticas - estas emergem na parte superior do órgão e trazem o sangue vindo do fígado para a veia cava inferior.
Tecido hepático Topo
O tecido hepático tem uma complexa estrutura que lhe permite desenvolver as suas variadas funções. Por um lado, é preciso que as células especializadas do órgão, os hepatócitos, estejam em contato íntimo com as ramificações da veia porta e da artéria hepática, uma vez que é delas que obtêm as