Resenha Carta ao Pai
1. BIBLIOGRAFIA
KAFKA, Franz. Carta ao Pai. São Paulo : Companhia das Letras,1997. http://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Kafka 2. BIOGRAFIA
De origem Judaica, Franz Kafka nasceu em uma família burguesa, em Praga, no dia 3 de Julho de 1883.
Era o mais velho dentro os seis filhos de Hermann Kafka e Juli Lowy, que juntos administravam uma loja de fantasias e acessórios.
Seus dois irmãos morreram ainda bebês e suas três irmãs morreram durante a Segunda Guerra Mundial, nos campos de extermínio.
Possuía uma relação conturbada com o pai, a qual influenciou alguns de seus livros e se pôs a nu em “Carta ao Pai”, que nunca chegou a seu destinatário.
Quis estudar Filosofia, mas foi impedido pelo pai que o obrigou a escolher entre Direito e Química. Iniciou a faculdade de Química, onde conheceu Max Brod que viria a se tornar seu grande amigo e testamenteiro; a quem lhe pediu para queimar toda sua obra após a morte. Depois de quinze dias abandonou o curso de Química e entrou na faculdade de Direito, na qual se formou em 1906.
Trabalhou como advogado e escreveu alguns livros que tiveram baixa popularidade na época, dos quais muitos foram editados postumamente. Apesar da pouca popularidade de seus livros e de ser solitário, Kafka era respeitado nos círculos de literatura que frequentava na época.
Nunca se casou e apesar de sofrer de Tuberculose desde 1917; morreu de insuficiência cardíaca em 1924, em um sanatório na Áustria.
Após a morte de Kafka, Max Brod não queimou os manuscritos, diários e cartas, como era a última vontade do escritor.
Em 1939, Max Brod emigrou para a Palestina em fuga à perseguição nazista; deixando sua secretária e amante Esther Hoffe instruída para depositar todos os escritos de Kafka e Brod na Biblioteca Nacional de Jerusalém.
Com a morte de Brod em 1968, Esther Hoffe decidiu ficar com o espólio. Levou o manuscrito de “O Processo” a leilão, o qual foi adquirido por cerca de meio milhão de Euros, pelo Ministério da