Resenha do livro A Politica de Aristoteles
Para Aristóteles a formação das cidades começa a partir da necessidade que o ser humano tem em depender um dos outros, ele cita ainda que a natureza permite a quem ter maior inteligência de prover sobre escolhas e conhecimentos o poder de liderar e aqueles que só podem oferecer seu corpo, ou seja, sua força física, tem somente o direto de servir e obedecer a quem pode liderar.
No primeiro capitulo temos um estudo sobre a formação das famílias que em um todo se constitui o estado. A família dentro de uma sociedade política é conhecida como governo doméstico, em que sua formação se da através de um homem, a mulher, seus filhos e os escravos. Explica também a formação da cidade que se da pela junção de pessoas (homem, mulher, filhos e escravos) que forma a família e através da formação da família se formam burgos que unidos pelo mesmo propósito e necessidades passa a formar uma cidade.
A própria natureza passa ao individuo em sua criação que ele necessita de outros para sobreviver, uma vez que um homem por algum motivo não tiver nenhuma necessidade pelo qual utilizaria o outro seria um deus ou um individuo intolerável dentro da sociedade, pois o mesmo não teria leis, família e muito menos um lar. Aristóteles ainda explica que um a sociedade domestica e os indivíduos são as partes da cidade e essas se formam como um corpo, onde se separados não tem o mesmo efeito se tornando todos inúteis, porem, para se compreender seus conceitos seria necessário