Resumo - O Que o dinheiro não compra - Os limites morais do Mercado
O que o dinheiro não compra. Os limites morais do mercado. Michael J. Sandel. Ed. Civilização Brasileira, RJ 2012.
O livro em questão fala a respeito dos limites morais do mercado, colocando em questão qual a sua verdadeira margem, fazendo uma reflexão sobre qual sociedade se deseja criar com todo esse movimento, e analisa também o comportamento humano quando este se encontra sob a influência do dinheiro.
O autor deixa claro que a busca por benefícios ou lucros é o que destrói os ideais que a democracia tenta impor, prejudicando, assim, a distribuição igualitária dos bens sociais.
Diante disso o autor deu um exemplo muito interessante onde mostra que o também contribui para mudança de comportamento e comodidade das pessoas: Uma creche não sabia o que fazer para impedir que alguns pais se atrasassem ao final da tarde. Ao mesmo tempo, moralmente culpados, esses pais não sabiam como se desculpar pelos problemas que estavam causando. Como os atrasos se tornaram frequentes, a direção da creche resolveu instituir uma multa financeira. Para surpresa geral, o numero de atrasos aumentou exponencialmente. Ou seja, observa-se aí que os pais não entenderam a mensagem central da imposição da multa, e inverteram o raciocínio econômico.
O livro de Sandel é repleto de exemplos e casos que nos levam a refletir acerca do mundo que nos rodeia, ele traz a tona o ponto de vista econômico e liberal e o mesmo tempo confronta essa realidade com outros valores. Sandel traz de volta o aspecto moral para o debate publico, pois para ele a partir do momento em que tudo está à venda o valor moral serão corroídos.
Moralista assumido e admirador de Aristóteles, Sandel pensa que determinados valores, como generosidade, altruísmo, solidariedade e espirito cívico, precisam ser nutridos, transformados em hábitos pela prática. Seriam como músculos que se fortalecem com os exercícios. Ele diz: “Um dos problemas de uma sociedade movida pelo mercado é que tende a permitir a