Mitologia Grega
Introdução – I. Marques O trabalho que iremos apresentar aborda assuntos relacionados com a Mitologia da Grécia Antiga tais como o que é a mitologia e o mito, a importância desta na vida dos Deuses e alguns Deuses e o seu significado. Passando a palavra à minha colega…
O que é a mitologia/mito? – I. Penteeiros A mitologia é o agregado de mitos (descrição simbólica e alegórica da vida dos Deuses – serviam para explicar os grandes mistérios da Natureza e da vida Humana). Agora que já está esclarecido o significado de mitologia vamos passar a falar da mitologia na vida dos gregos…
Significado da mitologia para os gregos – I. Sofia Os gregos antigos viam vida em quase tudo os que rodeava. Procuravam uma explicação para tudo. A imaginação deste povo, fê-los criar das mais diversas personagens e figuras mitológicas. Estas afetavam as suas vidas e através da natureza conseguiam atingir os seus objetivos. Acreditavam que para atingir sucesso na vida terrena, teriam de agradar aos Deuses e que estes, quando contentes com as suas obras, intercediam por eles no dia-a-dia.
Olimpo – I. Penteeiros Os gregos acreditavam que os Deuses mantinham uma vida à imagem da vida humana. Segundo aquilo em que acreditavam, eles moravam num monte chamado Olimpo. Era lá que se reuniam e moravam. Todas as decisões, principalmente as mais importantes, sobre os humanos eram tomadas nesse mesmo monte.
Zeus assumia o assento mais elevado e de maior importância.
Seres mitológicos da Grécia Antiga – I. Marques Heróis – seres mortais, filhos de Deuses e de seres humanos. Ex.: Hércules e Aquiles. Ninfas - seres femininos que habitavam os campos e os bosques. Sátiros – figuras com corpo de Homem e com chifres e patas de bode. Centauro – figuras com uma metade do corpo humano e a outra metade cavalo. Sereias – mulheres com metade do corpo peixe que atraíam os marinheiros com os seus cantos. Górgonas – mulheres com cabelo de serpente. Ex.: Medusa. Quimera