Resenha do livro A formação do espírito Científico
Autor: Gaston Bachelard
Livro: A formação do espírito científico: contuibuição para uma psicanálise do conhecimento, tradução Estela dos Santos Abreu – Rio de Janeiro: Contraponto 1996.
Objetivo do livro: Este livro é um prato cheio para quem quer saber um pouco mais sobre o desenvolvimento histórico e psicológico do pensamento científico.
Tema central: “A Formação do Espírito Científico”, trata-se basicamente do objeto do presente trabalho: obstáculos epistemológicos.
Natureza do livro: publicação científica
IDÉIA CENTRAL DE CADA CAPÍTULO
A FORMAÇÃO DO ESPÍRITO CINETÍFICO
Capítulo 1:
A noção de obstáculo epistemológico – plano de obras
Neste primeiro capítulo ele diz que, é em termos de obstáculos que o problema do conhecimento científico deve ser colocado. A noção de obstáculo epistemológico pode ser estudada no desenvolvimento histórico do pensamento científico e na prática da educação.
Capítulo 2:
O primeiro obstáculo: a experiência primeira.
Na formação do espírito científico, o primeiro obstáculo é a experiência primeira, a experiência colocada antes e acima da crítica. A experiência primeira não constitui, de forma alguma, uma base segura. O espírito científico deve forma-se contra a natureza, contra o que é, em nós e em fora de nós, o impulso e a informação da natureza, contra o arrebatamento natural, contra o fato colorido e corriqueiro.
Capítulo 3:
O conhecimento geral como obstáculo ao conhecimento científico
Nada prejudicou tanto o progresso do conhecimento científico quanto a falsa doutrina do geral. Vamos procurar mostrar que a ciência do geral sempre é uma suspensão da experiência, um fracasso do empirismo inventivo. Conhecer o fenômeno geral, valer-se dele para tudo compreender, não será semelhante a outra decadência.
Capítulo 4:
Exemplo de obstáculo verbal: a esponja. Extensão abusiva das imagens usuais
Bachelard aborda ainda o obstáculo verbal. A partir do exemplo de como se