Resena Critica
Resenha é a apresentação de uma obra, com certos detalhes, seja ela um texto, um livro, ou capítulo de um livro, um filme, uma peça de teatro, etc. A resenha é, em geral, veiculada por jornais e revistas.
Nela, encontramos informações sobre o contexto e o tema, o objetivo e a descrição da estrutura da obra resenhada, que pode ser em capítulos ou agrupamento de capítulos.
Traz também os comentários do resenhista e a sua apreciação sobre a obra. Estes podem ser positivos ou negativos, e mostram sua posição quanto à obra resenhada.
A abordagem crítica de um um texto consiste em opinar sobre ele, apresentar problemas e qualidades. Uma abordagem crítica não significa, necessariamente, um levantamento dos problemas que o resenhista encontrou no texto. Pode constituir-se também no destaque de certas qualidades que o texto possui.
Existem dois tipos de resenhas: descritivas e críticas.
Resenha Descritiva: é um resumo da obra, em que são descritas as características.
Resenha-crítica: além de resumir a obra, faz uma avaliação sobre ela, uma crítica, apontando os aspectos positivos e/ou negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião.
Exige-se do resenhista:
Conhecimento sobre o assunto;
Competência para realizar os comentários e avaliação da obra;
Capacidade de juízo crítico para distinguir o que é essencial numa obra (evitar o supérfluo);
Ser fiel à opinião do autor e não falsificar suas opiniões;
Respeitar a pessoa do autor, evitando agredi-lo com seus comentários.
Alguns recursos linguísticos podem ser usados de maneira que os comentários não agridam o autor:
1) Usar expressões que atenuam as expressões. Ex.: parece-me, é possível que, etc.
2) O uso de tempos verbais como o futuro do pretérito. Ex.: poderia, deveria.
3) Usar adjetivos, substantivos para expressar a opinião do resenhista: a obra é bastante educativa; o livro traz ainda outras riquezas, nos mostra uma preciosidade de ilustrações, etc.