Psicologia Aprendizagem
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Departamento de Psicologia
Mestre Leopoldo Leitão
Psicologia da Aprendizagem
Março de 2012
Resumo
O principal objectivo deste trabalho é analisar os efeitos de extinção e habituação do condicionamento clássico de segunda ordem. Para realizar este trabalho usámos o programa “Sniffy Pro 2.0 – The Virtual Rat”. A amostra deste é constituída por quatro ratos antecipadamente treinados a pressionar uma alavanca com um programa de reforço razão variável 25, portanto, o indivíduo recebe reforço depois de 25 comportamentos. É então esperado, que os indivíduos 1 e 2 anulem a associação de segunda ordem efectuada durante o experimento, tal como os indivíduos 3 e 4 façam uma habituação com os estímulos som-choque, deixando assim de haver condicionamento de segunda ordem, hipóteses que foram de facto confirmadas no final do estudo.
Palavras-chave: Condicionamento segunda ordem, habituação, extinção.
1. Introdução
Estre trabalho teve como principal objectivo, uma demonstração pertencente a uma aprendizagem associativa prévia para estímulos arbitrários novos - Condicionamento de Segunda Ordem, tentando verificar-se os efeitos de extinção e habituação.
1.1 Aprendizagem
A aprendizagem é uma aptidão de origem inata não sendo apenas exclusiva do ser humano, relaciona-se com um procedimento de se inicia com o nascimento e acaba com a morte, sendo sempre presente na vida do homem. (Doron & Parot, 2001).
Muitas vezes confunde-se aprendizagem com obtenção de conhecimentos, embora a aprendizagem signifique mais conhecimento e mudança. A aprendizagem detém diversos significados para muitos autores, e assim gera muita discussão. Para alguns, o conceito de aprender envolve a competência de utilizar conhecimentos e novas disposições e problemas, para outros relata-se a um ponto mais “mecânico” de memorização (César, 2001).
A aprendizagem diz respeito à obtenção de