Campanha de doação de Medula Óssea
Autor: Stepan Mekbekian-stepanmekbekian@gmail.com
Orientador: Felinto Jr. – felinto_jnr@hotmail.com
Resumo
Toda campanha social surge inicialmente da necessidade de um grupo de pessoas ou comunidade carente, em algo ou alguma coisa, que somente através de uma mobilização social pode atingir resultados satisfatórios.
Preencher espaços deixados pelo governo, agindo aí nesses espaços, ajudando as pessoas que não podem contar com o apoio do governo.
Quando já existe uma necessidade de criar condições de ajuda e uma forma é a realização de uma campanha, não basta apenas vontade de ajudar, se faz necessário uma organização dessas idéias para que a implantação das mesmas seja efetivada da melhor forma possível.
Faz-se necessário estudar um método de aplicação, para transformar essa idéia em ação propriamente dita. Conhecido o método, boa parte do problema de implantação já se resolve, busca-se esse método em campanhas que já foram realizadas, em experiências de outras campanhas e em manuais direcionados para a realização das mesmas.
Planejamento: o planejamento se baseia no conhecimento do problema, a quem se destina a campanha, a meta da campanha, a forma de divulgar a campanha, com quem poderá contar (voluntários), quanto será necessário para implantar a campanha (custos), tempo para implantação da mesma e o resultado que se busca.
Caridade, amparo, apoio, amor ao próximo. Não importa o nome que se usa,necessário é o envolvimento contínuo das pessoas em pró de uma idéia. As pessoas, de fato, são os mais importantes instrumentos ou ferramentas para o sucesso de uma campanha social. Para que esse envolvimento seja constante, é necessário o conhecimento por parte de todos os envolvidos das metas a serem atingidas. Sem esse envolvimento prévio as pessoas tenderão apenas a agirem emocionalmente e descoordenadamente, o que no todo não é errado,mas pode no futuro da campanha ser um entrave, pois a razão também deve se fazer