Resenha do livro Toyota
Os autores nos trazem neste livro revelações e, principalmente, as grandes contradições responsáveis pelo sucesso estrondoso da Toyota pelo mundo. Bem como toda sua trajetória em números, gráficos e imagens, desde sua fundação até os dias de hoje.
Neste registro histórico, os autores nos mostram também o resultado de 6 anos de pesquisas e acesso, sem precedentes, aos arquivos da Toyota, além, é claro, de centenas de entrevistas com funcionários e líderes da empresa. Analisando no decorrer da leitura as 6 forças contraditórias que mantêm este fenômeno em movimento. São elas:
Mover-se passo a passo e também através de grandes saltos;
Cultivar a frugalidade e gastar importâncias imensas;
Operar com eficiência e de modo supérfluo;
Cultivar a estabilidade e um estado mental paranóico;
Respeitar a hierarquia burocrática e dar liberdade para discordar;
Manter uma comunicação simplificada e complexa.
Forças estas que são colocadas umas contra as outras a fim de assegurar um processo de inovação contínua e uma renovação constante de seus processos. (Mas é claro que não falarei aqui como funciona cada uma delas neste confrontamente. Leia o livro e descubra você mesmo! rsrs).
“A tendência da Toyota de acumular capital e recursos humanos em excesso é inteiramente contrária às iniciativas das empresas mais bem administradas.” – Autores
Com este livro podemos observar a visão que os diretores da Toyota tem com relação a seus funcionários, tratando-os como verdadeiros trabalhadores do conhecimento. Vemos também sua impressonante relação com fabricantes, fornecedores e vendedores de seus modelos.
Suas políticas de investimento, remuneração e de distribuição de dividendos bem abaixo de seus concorrentes também surpreendem a todos.
Enfim, o modelo de gestão da Toyota, ao mesmo tempo que é contraditório ao extremo, se mostra também muito eficaz para seus objetivos. Nos últimos anos, a empresa deu um salto incrível no ranking de montadoras,