Sistema toyota de produção
COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
CURSO: PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ALEXSANDRO JACOB DE SOUZA
FLAVIO ANDERSON RIBEIRO FLOR
RESENHA CRÍTICA SOBRE O SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO
TERESINA/PI
2012
ALEXSANDRO JACOB DE SOUZA
FLAVIO ANDERSON RIBEIRO FLOR
RESENHA CRÍTICA SOBRE O SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO
Trabalho acadêmico para a disciplina de
Metodologia e Técnicas de Pesquisa, do
Curso de Pós Graduação em Engenharia de
Produção da Faculdade Santo Agostinho –
FSA.
Professora: Jeiel Lucena
TERESINA/PI
2012
1 CREDENCIAL DO AUTOR
OHNO,TAIICHI, nascido em Dairen (Port Arthur), Manchuria, China. Formouse em Engenharia Mecânica, na Nagoya Technical High School. Em 1949, foi nomeado Diretor da loja de máquinas da Toyota Motor Company e assumindo a vice presidência executiva em 1975. Aposentou-se em 1978 da Toyota Motor Company.
Ohno desenvolveu o Sistema Toyota de Produção (Just in Time), o qual foi baseado em duas concepções: a primeira foi o sistema fundamental de produção publicado em 1926 por Henry Ford no livro “Today and Tomorrow” e a segunda foi à maneira de operação utilizada pelos supermercados dos Estados Unidos, observada por ele mesmo em uma visita feita em 1956, os supermercados recolocavam mercadorias nas prateleiras a partir do momento em que elas eram vendidas.
Em 1988, escreveu e publicou um livro (O Sistema Toyota de Produção: Além da Produção em Larga Escala), que traz as inovações que caracterizam o sistema dentro do contexto histórico em que foram surgindo e sendo implementadas.
2 RESUMO DA OBRA
O sistema de produção da Toyota surgiu da necessidade de desenvolver uma sistemática para a fabricação de automóveis de diferentes características, porem em pequenas quantidades devido a baixa demanda, situação em que a indústria japonesa enfrentou no período pós-guerra. Esse cenário serviria como um critério para testar se os fabricantes conseguiriam sobreviver