Resenha do livro saude
MBA
Resenha do livro “Gestão de pessoas em Sáude”
O livro trata de temática importante e bastante atual; gestão de capital humano no contexto da saúde. Além de trazer novos conceitos que, por vezes, somam e, ora, substituem os tradicionais, o livro se propõe a organizar idéias de forma objetiva e didática. Após breve introdução, a publicação divide-se em 6 capítulos. Por fim, uma rápida conclusão, onde mais do que uma síntese do que foi discutido, o autor nos convidado a fazer uma série de reflexões, num claro estímulo para aplicarmos os conhecimentos recém aprendidos.
É um livro didático, de leitura fácil e rápida. Abusa, positivamente, de figuras e quadros, que muitas vezes reiteram o que é dito, outras vezes complementam a idéia central, mas que sempre contribuem para sedimentar o conceito abordado. Estudos de caso, quando presentes, ilustram de forma simples, fazendo o elo teórico-prático. Enfim, apesar do teor científico de uma vasta revisão bibliográfica, consegue ser, através da linguagem empregada e de sua organização didática, mais palatável.
Não menos importante, o formato editorial é excelente: sintético, compacto, da simples manuseio, tamanho de letra e fonte de fácil leitura e sem falhas editoriais, infelizmente tão frequentes nas publicações do país, mas que quando ausentes, denotam a excelência da instituição.
Como crítica, por ser uma publicação de 2010, necessita de breve atualização bibliográfica. Além disso, o tema, apesar de relevante, por vezes é subjetivo em demasia e a tentativa de conceituar de forma objetiva tais idéias subjetivas, dificulta as discussões. Essa última crítica aplica-se principalmente aos capítulos iniciais, quando, por conta disso, alguns conceitos simples acabam se repetindo, num jogo de palavras, e tornam-se, por vezes, complexos.
Por fim, enfatizo a dificuldade de incorporar conceitos essencialmente teóricos na prática diária do gestor, o que não tira o mérito e relevância da obra.