Resenha do livro sala de aula: que país é esse?
MORAIS, Regis de. Sala de Aula. Que espaço é esse? 3.ed. Campinas: Papirus, 1988.
Anailsa Santana*
Maurilio de Jesus**
A parti da leitura do livro Sala de aula: que espaço é esse? Podemos fazer varias observações do que é a sala de aula. é um espaço onde os alunos trocam ideias, já que dentro da mesma existem vários conhecimentos, pessoas de culturas e lugares diferentes, ela deixa de ser um espaço onde o professor fala e o aluno ouve para um espaço de troca de experiências e o educador é o mediador para que isto aconteça no dia-a-dia da sala. Assim o aprendizado fica dinâmico quanto para o aluno considerado mais fraco até o professor que estar à frente da turma.
Deve-se levar em conta tudo o que o outro sabe, como no exemplo entre o Médico e o Agricultor o médico sabe que tipo de remédio receitar a um paciente e como o mesmo deve utilizar, já o agricultor sabe como plantar e quais adubos a serem aplicados nas plantas, e em um dialogo eles podem trocar essas informações isso não quer dizer que o agricultor vai poder receitar e o médico irá sair plantando e adubando como quiser, ambos terão um conhecimento baseado no dialogo, conhecimentos chamados de técnicos-científicos.
“os professores, também eles, só pensam em se eximir, em se esconder num cato ou no fundo da classe, que sua presença pode perturbar. O professor camarada pratica a não-diretividade: seu mais caro desejo não estar ali, porque só sua presença arrisca impedir os alunos de respirarem livremente...”(Gusdorf)
Este procedimento, além de provocar a interação espontânea entre os alunos, permite que as atividades explorem alguns outros temas. Os conteúdos vão surgindo a parti desta integração e daí vão surgindo novas experiências.
O professor ele não deve ser autoritária dentro da sala de aula, já que não um chefe perante os seus educandos, na verdade dever ser uma liderança dentro deste espaço,
__________________
*aluna do curso de licenciatura do curso de pedagogia da Faculdade