Levantamento sísmico de reflexão
Engenharia de Petróleo
Disciplina de Geofísica II
LEVANTAMENTOS SÍSMICOS DE REFLEXÃO
Evelyn Tonin, Patrícia Pizane Timm
Pelotas, 04 de Fevereiro de 2013
Introdução
Os levantamentos sísmicos de reflexão são, atualmente, a técnica geofísica mais empregada e conhecida, devido à - principalmente - seu largo emprego nas pesquisas de hidrocarbonetos e simultânea evolução tecnológica.
A prospecção por reflexão sísmica baseia-se na execução de perfis sísmicos, à superfície do terreno ou na água, e consiste em efetuar registos sucessivos, de uma forma praticamente contínua, ao longo de um dado alinhamento. Os sismogramas obtidos ao longo de um perfil, registam durante um período de tempo definido, os vários tipos de frentes de ondas recebidas nos vários receptores colocados ao longo do alinhamento. Para além da observação dos tempos de propagação, os sismogramas são analisados em termos de identificação dos vários tipos de eventos produzidos durante a propagação da energia sísmica, nomeadamente, as reflexões referentes às interfaces entre os vários tipos de materiais. A interpretação de uma seção sísmica permite compreender e visualizar o posicionamento e as características das estruturas geológicas presentes na área de estudo.
Levantamento sísmico 3D
Na sísmica 3D os procedimentos para aquisição dos dados são os mesmos que na sísmica 2D, porém, ao invés de termos apenas uma linha de receptores, temos cinco ou seis, fazendo com que um mesmo ponto, além de ser varrido várias vezes pelo mesmo disparo em um cabo, seja varrido também por outros cabos.
A sísmica 3D consiste em executar levantamentos de dados sísmicos em linhas paralelas afastadas entre si de distância igual à distância entre os canais receptores, está distância é mínima o que permite uma reconstituição tridimensional da geometria em subsuperfície. Os dados são obtidos seguindo o levantamento convencional 2D, entretanto o algoritmo de