Resenha do livro revolução dos bichos e o conceito de legalidade
A história se inicia com uma descrição da Granja Solar, comandada pelo violento Sr. Jones. Dentre os animais, destacavam-se os porcos como os animais mais inteligentes depois dos homens. Nesta granja residia o Velho Major (que podemos associá-lo com a figura de Lenin), que compartilhou aos outros bichos do celeiro um sonho: de serem governados por eles próprios, sem a interferência e exploração dos homens. Ensinou-lhes uma antiga canção chamada “Bichos da Inglaterra”, que pode ser resumida na exaltação da igualdade entre os bichos.
O Velho Major faleceu três dias depois, deixando a cargo dos jovens porcos Bola-de-Neve e Napoleão (associados respectivamente com as figuras de Trotsky e Stalin) a missão de organizar a Revolução.
Com o sucesso da Revolução, resultando na expulsão do Sr. Jones e renomeando o local para Granja dos Bichos, os animais começam a viver uma fase comunista, com muita prosperidade e felicidade. Bola-de-Neve e Napoleão criam os Sete Mandamentos que realçavam a igualdade entre os animais e o repúdio sobre os homens, considerados o único inimigo dos bichos, e qualquer atitude amigável ou semelhante aos homens por parte dos bichos seria considerado traição. Uma das frases é: “Quatro pernas bom, duas pernas ruim”.
Secretamente, Napoleão elaborou uma nova Revolução, que expulsou Bola-de-Neve da granja e aplicou uma nova forma de governo: o Totalitarismo. Aproveitou-se da superioridade dos porcos para alienar os outros bichos, onde gradativamente