Augusto comte e o positivismo
[pic]
Cidade de Montpellier
Na cidade de Montpellier, no sul da França, departamento do Herault, onde os ecos da Grande Revolução se faziam sentir, viviam pacatamente os pais daquele que seria o maior gênio da Humanidade, Felicidade Rosalia Boyer e Luiz Augusto Comte que se haviam casado no dia 31 de dezembro de 1796.
Casa onde nasceu Augusto Comte
Em 19 de janeiro de 1798, numa casa que ainda existe, em frente à igreja de Santa Eulália nasceu Isidoro Augusto Maria Francisco Xavier Comte, o filósofo que assombraria o mundo com seu saber e virtudes.
Rosalia consagra seu filho a regeneração social
Os pais de Augusto Comte eram realistas e católicos e o ano de 1798 trouxe-lhes uma grande felicidade, o nascimento do primogênito. O cérebro de Rosalia estava cheio dos pensamentos de De Maistre: "chegamos a maior das épocas religiosas... todo homem é obrigado a trazer uma pedra para o edifício... Aguardai que a afinidade entre a ciência e a religião as reúna na cabeça de um só homem de gênio; o aparecimento deste homem não poderá estar longe e talvez mesmo ele já exista; este será famoso e porá fim ao século dezoito.
A Família de Augusto Comte
A mãe de Augusto Comte era de uma família que tinha produzido médicos distintos e seu pai era empregado na recebedoria do Departamento do Herault. Augusto Comte tinha três irmãos: Alice Maria Carlota, nascida em 23 de junho de 1800, Ermance Luiza Maria, nascida em 24 de agosto de 1801, morta 3 meses mais tarde, e Adolfo Vicentre Luiz Maria, nascido em dezembro de 1802 e morto na Martinica em 23 de setembro de 1821.
Matrícula no Liceu de Montpellier
Com nove anos de idade, como aluno gratuito, entrou para o Liceu de Montpellier. Durante toda a vida Augusto Comte lamentou a reclusão no liceu, que o afastou do carinho da mãe e da educação doméstica, na ocasião em que mais necessidade tinha deles.
POSITIVISMO
O positivismo é uma