Resenha do livro lutar com palavras.
ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005
O livro lutar com palavras: coesão e coerência da professora universitária e doutora em linguística pela universidade de Lisboa Irandé Antunes, trás como objetivo principal melhorar a escrita do leitor através da explicação e exemplificação sobre coesão e coerência. Livro escrito para um público abrangente, no qual vai desde o acadêmico até ao mais leigo, ou seja, desde o graduando, mestrando, até o aluno do ensino médio, fundamental, donas de casa etc. Antunes utiliza uma linguagem simples, facilmente compreensível para conseguir atender a um de seus objetivos que é atender a todo tipo de público.
Um livro dividido em onze capítulos, no qual logo no primeiro Antunes fala sobre seus objetivos que são: denunciar um problema nas escolas e explicar e fundamentar coesão e coerência com uma linguagem acessível. A doutora utiliza de algumas estratégias gramaticais, são elas: exemplificação abundante, notas de rodapé, uso de tabelas e até mesmo a questão da repetição. Essa estratégia acaba deixando o texto bastante cansativo, mas vale ressaltar que a autora sabia que isso iria acontecer e mesmo assim utilizou esse recurso para fixar melhor suas ideias.
Antunes aborda o que deve realmente ser estudado no texto. Além de elucidar vários aspectos referentes à coesão e coerência ela ressalta a importância da escrita de textos para desenvolver essa competência, pois só se aprende tentando e tendo uma intenção ao tentar. Os alunos nunca vão desenvolver a capacidade de produzir textos se continuarem escrevendo sem um propósito prévio, escrevendo para nada e para ninguém.O livro aborda também o fato de ser impossível dissociar os estudos de texto e gramática, pois não existe texto sem gramática, nem estudo da gramática fora do texto, o professor deve saber ensinar a gramática sem prejudicar o lado pragmático.
O primeiro capítulo ainda apresenta o texto como