Resenha do Livro Depois daquela Viajem
“Depois Daquela Viagem” é um livro escrito por Valéria Piassa Polizzi. Conta à história da sua dúvida entre namorar ou “ficar”, conta também as suas aventuras com seus amigos, o início da vida sexual, vestibular e mais algumas coisas! Parece ser uma coisa normal da adolescência de qualquer um, mas não, Valéria aos 16 anos contraiu o vírus da AIDS.
Logo que Valéria descobre que está com o vírus da AIDS, as dúvidas e os medos começam a aparecer. Então procura um médico, que ela diz ser um homem frio, que acha que as pessoas não têm sentimentos. Inicia o tratamento, mas logo para. Como ela se sente bem, fala com seus pais e resolve ir estudar inglês nos EUA. Ela fica um tempo lá, conhece pessoas maravilhosas, entre elas um especialista que a auxilia muito. Após quatro meses percebe que não é a casa dela, depois começa a se sentir sozinha e resolve voltar para o Brasil.
Volta e começa o seu tratamento com o mesmo médico! E este apresenta outro, um que ela diz ser o melhor que ela conhece, ele fica do lado dela em todos os momentos que ela precisa. Começa a ter algumas complicações, tanto no lado físico quanto no lado emocional. Mas Valéria com a ajuda de seus amigos, sua família e seus médicos consegue superar toda essa fase ruim.
Ao decorrer do livro Valéria conta como foi para uma menina de 16 anos encarar tudo isso, preconceito, tratamentos, medos, sonhos e futuro. Esse livro nos faz refletir o quão maravilhoso é a nossa vida se sabermos como viver ela, e que devemos por mais confiança que termos em nosso companheiro devemos nos proteger tanto por causa da AIDS quanto por causa das DST. Nos ensina como nossos amigos e nossos familiares são importante. E o principal que tudo vale a pena.