Resenha Michael Lowy
Rerencial bibliografico.
LOWY, MICHAEL. Ideologias e ciências sociais. Elementos para uma analise marxista. 18ED. São Paulo: Editora Cortez, 2008.
Resumo
São abordados varios temas a respeito de ideologias, o historicismo e o marxismo, utópia, como também a prática social.
O autor em 1985 fez uma viajem para o Brasil que resultou num ciclo de conferências fazendo assim analise social de elementos e de ideologias.
Resenha:
Ideologias
O conceito de ideologia é feito por um filósofo francês pouco conhecido Destutt de Tracy que publicou em 1801 um livro chamado Elements Ideologie, para Destutt de Tracy, é o estudo científico das idéias e as idéias são o resultado das interação entre organismos vivos e a natureza, do meio ambiente. Em 1812 Destutt e seu grupo de discípulos entraram em conflito com Napoleão que, em um discurso em que atacava Destutt e seu amigos. Napoleão chamou Destutt e seu amigos de ideólogos. Marx, na sua primeira metade do século XIX, encontra o termo em jornais, revistas e debates, ele está sendo utilizado em seus sentido napoleônico, isto é, considerando ideólogos aqueles metafísicos especuladores que ignoram a realidade. É nesse sentido que Marx vai utiliza-ló a partir de 1846 em seu livro chamado A Ideologia Alemã. Marx lhe dá um outro sentido. Em a Ideologia Alemã, o conceito de ideologia aparece como equivalente à ilusão, falsa consciência, concepção idealista na qual a realidade é invertida e as idéias aparecem como motor da vida real.
Marx amplia o conceito e fala das formas ideológicas através das quais a sociedade toma consciência da vida real. Para Marx, ideologia é um conceito pejorativo um conceito crítico que implica ilusão, ou se refere à consciência deformada da realidade que se dá através da ideologia dominante as idéias as classes domintes são as ideologias dominates na sociedade. Lenin, a ideologia como qualquer como qualquer concepção da realidade social ou polica, vinculada aos