Região
CURSO SUPERIOR LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
ACADÊMICO: RENAN BRUNO VIEIRA DO VALE
PROFESSOR: FRANZMILLER ALMEIDA
GEOGRAFIA REGIONAL
RESENHA: REGIÃO E GEOGRAFIA
BOA VISTA RR
2013
Região e Geografia /Sandra Lencione – São Paulo: editora Universidade de São Paulo, 1999.
AS ORIGENS DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
Todos os povos antigos contribuíram para o conhecimento científico, a partir de suas experiências. Nas experiências dessas civilizações podemos encontrar o fio condutor da formação e desenvolvimento da sociedade ocidental atual.
Os babilônios dividiram o zodíacos em doze signos e a circunferência em 360 graus. Os egípcios, cuja civilização era dependente das varições do nível da água do rio Nilo, desenvolveram o calendário em 365 dias, tornando possível a previsão e melhor utilização das sazonalidades fluviais. Os sumerianos nos deixaram como legado, o que podemos considera como a primeira representação cartográfica do mundo, em um mapa de 2700 anos antes da era cristã.
Dentre os povos da Antiguidade, que foram o que poderiam ser chamado de civilização mediterrânea, foram os fenícios que, primeiros, ampliaram o horizonte do mundo. Orientado pelo sol e pela ursa menor. Os fenícios ser aventuraram pelos mares e desenvolveram o comércio.
No entanto, maior legado da antiguidade é, sem duvida, o proporcionado pelos gregos. Eles fizeram a primeira regionalização, por ter sido concebida com alguns métodos. As descrições passaram a ter forma ordenada, sugerindo comparações. Sínteses e explicações foram elaboradas acerca dos lugares e itinerários. Foram eles que criaram a palavra geografia, em que geo significa terra e graphia, descrever.
Os gregos pertencentes à escola jônica de filosofia podem ser considerados como os primeiros geógrafos. Construíram uma explicação do Universo, das diferenciações do mundo, das influências climáticas, das marés, dos rios e da superfície da Terra, e elaboraram divisões do